Você sabe qual o seu talento? 3 dicas para descobrir e fazer o que ama

Seus talentos são as atividades que faz bem e que são naturais para você. O talento é nato, vem sem esforço. Mas é importante ressaltar que sempre podemos nos aprimorar, estudar, praticar e potencializar nossos talentos, através de novas habilidades e competências. Ou seja, se você tem talento para música, isso é algo que nasceu com você, você tem ritmo, agilidade com instrumentos ou mesmo uma voz maravilhosa.

Mas se você estudar muito música, treinar violão, tocar piano todos os dias, aprender técnicas de canto e afinação, você será um músico espetacular. Você acaba potencializando um talento que já tinha, uma habilidade natural, em algo maior e excepcional. É importante que você descubra seus talentos e trabalhe para que fique cada vez melhor nessas atividades, assim poderá contribuir para o mundo de sua forma única e ser reconhecido por isso.

Portanto, precisamos utilizar ao máximo os nossos talentos em nossa vida. Mas, e se eu não sei quais são eles? Você pode estar se perguntando. Se você ainda não tem uma ideia clara de quais são seus talentos, você está lendo o e-book certo, pois aqui eu vou te ajudar a descobri-los. A noção de quais são as atividades que você faz melhor é muito importante na hora da escolha do curso de faculdade. Ou mesmo na hora de procurar um estágio ou um novo emprego. Por isso, é essencial tomar consciência de quais são eles.

Como posso descobrir meus talentos?

1 – CONVERSE COM SEUS PAIS:

Tenha uma conversa franca com seus pais. Pergunte a eles o que eles acham que você faz melhor. Peça exemplo de situações em que eles acham que você é bom. No que eles te procurariam para pedir ajuda? Peça para te dizerem como eles se lembram de você quando criança, o que você fazia, quais atividades eram suas favoritas, o que dizia sobre seu futuro. Deixe claro que a ideia não é eles analisarem qual a profissão que eles acham que seria ideal para você. E sim te ajudar a identificar os seus principais talentos.

2 – FALE COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES PRÓXIMOS:

Envie através de mensagem de texto ou converse pessoalmente com cerca de 5 amigos, pedindo para que respondam as seguintes questões:

  • Quais são os 3 talentos que você identifica em mim?

  • Você poderia exemplificar estes talentos em situações do cotidiano onde eu os utilizo?

  • Se você tivesse que me pedir ajuda para fazer algo, o que seria isso?

3 – PENSE NO QUE VOCÊ GOSTAVA E ERA BOM QUANDO CRIANÇA:

Procure se lembrar do que você gostava de fazer quando era criança. O que você fazia muito bem? Em que situações isso acontecia? O que as pessoas ao seu redor falavam sobre você? Como você se sentia realizado?

Escreva isso em um caderno ou folha de papel. É importante escrever neste processo, para que você possa colocar os pensamentos em ordem, materializa-los, reler quando necessário e puxar o máximo que conseguir da memória.

 

 

***Este texto faz parte do ebook “Profissão: como decidir a minha?”. O livro inclui mais sobre o tema, além de exercícios práticos. Veja abaixo como baixar o livro GRATUITAMENTE.

 

book coverQUER MAIS DICAS DE COMO ESCOLHER SEU CURSO?

Baixe este ebook GRATUITAMENTE e descubra 6 passos para te ajudar a decidir qual profissão seguir e conquistar o futuro que você sonha.

Não deixe escapar essa oportunidade! Baixe o ebook aqui!

 

 

 

Renata LapetinaAutora:

Renata é coach, escritora e internacionalista. Criadora do Programa O Que Quero Ser Quando Crescer, sua missão é inspirar pessoas a fazerem o que amam. Quer saber mais? Leia aqui!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *