Sucesso… é sucesso mesmo?

“O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” – Winston CHURCHILL

Você já parou pra pensar no que é sucesso para você? Desde crianças, somos bombardeados com imagens, filmes, ideias da família e dos amigos, e várias outras formas de entender o que é o sucesso. Por isso mesmo, não paramos para pensar no que é sucesso para nós, pois parece um conceito óbvio. O problema é que, definitivamente, ele não é. E viver a sua vida procurando atingir esse sucesso que, muitas vezes, nem é o que você realmente quer, pode ser desgastante e frustrante.

Por exemplo, dentro da sociedade capitalista em que vivemos, e da cultura ocidental, fama e dinheiro são os maiores indicadores de sucesso pessoal que existem. Se você tiver os dois ao mesmo tempo, aí você é um superstar. O problema é que, internamente, nem todos pensam assim. Mas se sentem impelidos a buscar essas duas coisas (se não a fama, pelo menos o dinheiro) para serem pessoas bem sucedidas.

Porém, sucesso pode ser tantas outras coisas… Sucesso pode ser ajudar pessoas com seus problemas, pode ser criar uma família, ou deixar um legado ou mesmo criar coisas bonitas. Tudo depende do que VOCÊ gosta de fazer, do que quer realizar e do que valoriza.

Para uma pessoa cujo valor principal é família, ter um ótimo cargo em uma multinacional ganhando muito dinheiro, mas viver viajando e não poder estar perto da família é sucesso? Apesar de, perante a sociedade, essa pessoa ser bem sucedida, por dentro ela pode estar infeliz, e isso não é sucesso.

Se a sua régua para sucesso é dinheiro e fama/ reconhecimento, também não há problema nenhum. O importante é investigar o que é essencial para você e viver sua vida de forma a atingir isso, sentindo-se alinhado e em paz com suas escolhas e seu dia a dia.

Uma maneira muito legal de pensar no que é sucesso para você é fazendo este exercício que está no livro “Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal”. Imagine que você é uma pessoa muito bem sucedida, tanto que um veículo de comunicação famoso quer fazer uma entrevista com você! Com base nisso, responda às perguntas abaixo:

“1 – Qual é o nome do veículo de comunicação? Escolha uma revista, jornal ou programa real que você teria orgulho de aparecer.
2 – Qual é a história? Por que você está aparecendo?
3 – Anote algumas citações da entrevista. Você poderia até mesmo criar uma colagem de citações, com inserções (laterais), cortados a partir de imagens de revistas ou diagramas.”

Ao fazer esse exercício e também refletir sobre seus valores ficará mais fácil criar a sua definição pessoal de sucesso. Sugiro que você a escreva, com detalhes. E que a revise, sempre que sentir que ela não faz mais sentido para você. Não persiga valores e padrões impostos pelas outras pessoas. Se você fizer o que ama, se sentir bem sucedido (nos seus próprios termos) e estiver feliz, vai contribuir muito mais com o mundo em que vivemos.

***Este artigo é uma adaptação de um capítulo do ebook gratuito “Trabalhe com o que ama”. Clique no link abaixo para baixar o livro completo.

Renata Lapetina

Renata é coach, escritora e internacionalista. Criadora do Programa O Que Quero Ser Quando Crescer, sua missão é inspirar pessoas a fazerem o que amam.

satisfação no trabalhoESTÁ TRABALHANDO EM ALGO QUE NÃO GOSTA E PRECISA DE AJUDA PARA FAZER UMA TRANSIÇÃO PARA UM TRABALHO QUE AME FAZER?

Baixe este ebook GRATUITAMENTE, que vai te mostrar o caminho para ser feliz em sua vida profissional. Descubra o que ama e encontre satisfação no trabalho!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *