Ponto Central da Carreira: você sabe qual o seu?

“Não é normal saber o que queremos. É uma realização psicológica rara e difícil.”
Abraham Maslow

Quando você está se sentindo perdido profissionalmente e sem rumo, rapidamente vem aquela impressão de que você é a única pessoa no mundo que se sente assim. Parece que todos tem a melhor vida, os melhores empregos, ganham dinheiro, tem tempo livre para fazer o que gostam… Mas a verdade é que essa sensação é totalmente falsa.

Tem muita gente, muita gente mesmo, que não sabe o que quer profissionalmente ou mesmo que não gosta do trabalho que está fazendo no momento. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa de 2014, da Isma Brasil (International Stress Management Association), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Então, fique tranquilo, você não é o único nessa situação.

O normal mesmo, é não saber o que queremos. E é apenas através de reflexão profunda, autoconhecimento e tempo que você vai chegar à uma resposta satisfatória. E, lembre-se, essa resposta também não será definitiva e você pode querer mudar tudo de novo no futuro. O que também é absolutamente normal.

Neste artigo, quero te ajudar com uma forma de aprender um pouco mais sobre você mesmo. E chegar um passo mais perto de trabalhar com algo que você gosta de fazer e que te traga satisfação pessoal e realização.

O livro Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal, traz um conceito muito interessante para te dar um direcionamento em relação a qual carreira seguir. É o conceito do “Ponto Central da Carreira”.

Esse ponto é composto pela intersecção dos seus interesses, sua personalidade e de suas competências e habilidades. Ali, onde essas três áreas se encontram, é o seu ponto ideal, o caminho que você deve seguir para buscar um trabalho que ama.

como descobrir carreira
Foto: Business Model You

Vamos agora falar sobre cada uma dessas áreas e quais perguntas vão te ajudar a descobrir suas características principais. No final do artigo, você poderá baixar um pdf com um exercício mais completo ainda. Para que você possa imprimir, preencher e encontrar o seu ponto central da carreira.

INTERESSES (ou o que empolga você)

Seus interesses são as coisas que você gosta de fazer, o que você gosta de estudar, que livros gosta de ler e os assuntos sobre os quais gosta de conversar. Responda as perguntas abaixo para ter algumas pistas sobre o que te empolga:

Qual assunto você ama falar e falaria sobre durante horas?
Sobre o que os seus amigos gostam de conversar com você?
Te pedem ajuda e te perguntam sobre algum assunto específico?
Quais são os seus livros favoritos?

PERSONALIDADE (ou o jeito que você gosta de trabalhar e se relacionar com os outros)

Sua personalidade envolve os seus valores, como você age em determinadas situações e como gosta de se relacionar com os outros. Algumas perguntas que te ajudarão a refletir sobre sua personalidade são:

Quais são as atitudes e valores que são imprescindíveis no seu dia a dia?
Em que tipo de ambiente gosta de estar?
Como se relaciona com as pessoas?
Como é o seu relacionamento diário com as pessoas que mais gosta?

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (ou talentos naturais e adquiridos; o que você pode fazer facilmente)

Essas são as coisas nas quais você é bom. Normalmente, não damos valor às coisas nas quais somos bons, pois elas vêm naturalmente para nós e parecem “fáceis”. Porém, pergunte às pessoas próximas de você quais são seus talentos. Você pode se surpreender com as respostas.

Algumas perguntas importantes neste sentido são:
No que você sempre foi bom, desde criança?
Quais são as coisas que você faz que te trazem mais prazer, fazem com que você perca a noção do tempo e te deixam em estado de “flow”? (leia aqui sobre o que é o estado de “flow” e como aprender sobre isso pode te ajudar a descobrir seus talentos)

 

Anote todas as suas descobertas. Se possível, faça como na figura. E pense em uma forma de criar uma intersecção entre seus interesses, sua personalidade e suas competências e habilidades.

Para facilitar sua reflexão, elaborei um pdf para que você possa imprimir e fazer esse exercício na sua casa. Então, baixe aqui o documento (gratuitamente, é claro) para encontrar o seu “ponto central da carreira”!

Se quiser ainda mais dicas de como escolher sua profissão ideal, não deixe de baixar o ebook gratuito “Profissão: como decidir a minha?.

 

 

Fontes:
Livro Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal.
G1 – 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho, aponta pesquisa.

Renata Lapetina

Renata é coach, escritora e internacionalista. Criadora do Programa O Que Quero Ser Quando Crescer, sua missão é inspirar pessoas a fazerem o que amam.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *