7 conselhos incríveis para lidar com sua multipotencialidade (Parte I)

Você sabe o que é multipotencialidade?
Se considera um multipotencial?
Já sabe quais são os 13 sinais de aviso que você é multipotencial?

O termo multipotencial foi criado pela coach Emilie Wapnick para descrever pessoas que se interessam por diversas áreas e assuntos e que são capazes de ser bem sucedidas em muitas delas. E, por causa disso, multipotenciais têm dificuldade em decidir qual caminho seguir.

Se você se identificou, acredito que esteja muito aliviado, não é mesmo? Não, você não está sozinho! Existem muitos outros por aí como você. Todos os padrões que você notou durante sua vida começaram a fazer sentido. E você percebeu que ser multipotencial é uma coisa boa, e não essa terrível maldição que você vinha acreditando por anos.

Mas como lidar com a sua multipotencialidade? Apenas descobrir que você é multipotencial, apesar de ajudar muito, não resolve todos os seus problemas.

Então, se você é um generalista nesse mundo de especialistas em que vivemos, você precisa terminar de ler esse artigo. Pois aqui você encontrará conselhos incríveis para que você lide com o fato de ser multipotencial da melhor forma. Vamos a eles!

#1 – TENHA UM CADERNO PARA DESENVOLVER SUAS IDEIAS

Em todo processo de autoconhecimento, é muito importante que você responda perguntas e reflita muito sobre o que é essencial para você, sobre suas atitudes e pensamentos e sobre suas crenças. Para que isso aconteça de uma forma mais organizada e sistemática, é muito legal que você tenha um caderno para anotar tudo isso.

Ao escrever os nossos pensamentos e sentimentos, acostumamos o nosso cérebro a dar nome a eles, a materializa-los, a pensar de forma mais concreta. O fato de ter que colocar suas respostas e pensamentos em palavras e frases que façam sentido vai fazer com que você entenda melhor o sentido e o porquê deles. Por isso, escrever é tão importante. E, por isso, o simples hábito de ter um caderno para anotar tudo isso pode te ajudar muito.

Como multipotencial, muitas ideias passam pela sua cabeça, pois a criatividade é um dos seus traços mais marcantes. Só que isso pode te causar confusão e uma sensação de cansaço, de cabeça cheia e de não conseguir estar em paz com os próprios pensamentos. Use esse caderno para anotar todas as ideias que você tiver. Todas mesmo. Tudo o que você pensar que gostaria de fazer, projetos que inventar, planos para o futuro. Anote tudo. Esvazie tudo o que está pensando para abrir espaço para novas ideias e para que você se sinta mais leve e menos sobrecarregado.

Então o primeiro (e super simples) passo é ter um caderno para que você anote tudo que passa nessa sua cabecinha multipotencial.

#2 – CRIE UMA LISTA COM TUDO QUE DESEJA FAZER

No seu caderno, faça uma lista de todas as coisas (projetos, carreiras, negócios) pelas quais tem interesse e gostaria de realizar. Essa é uma outra forma de “se esvaziar”. Por ser multipotencial, você sente que quer abraçar o mundo e isso gera ansiedade e um peso muito grande.

Para enfrentar essas sensações, escreva absolutamente tudo que você gostaria de fazer na sua vida. Projetos pessoais, profissionais, coisas que parecem impossíveis, hobbies e áreas de interesse. Sendo um multipotencial, você acha que seus interesses e coisas que quer fazer são infinitos. Mas eles não são. Eles podem ser muitos, mas não são infinitos.

Ao anotar todos eles, você terá controle sobre tudo que deseja fazer e pode começar a planejar como irá realizar cada coisa. E, pode acreditar, esse simples ato vai te deixar mais calmo e menos ansioso.

multipotencialidade

#3 – ENTENDA QUE VOCÊ NÃO PRECISA FAZER TUDO AO MESMO TEMPO

É isso aí, apesar de parecer que sim, você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Essa frase faz parte do senso comum, mas não da prática comum. Principalmente nesse tempo em que vivemos onde tudo é rápido, é digital, é compartilhável e muito veloz.

Você tem muitos interesses e muitas coisas que quer realizar e, enquanto você não está fazendo tudo isso, sente que está perdendo tempo. Mas a verdade é que é não é possível para um multipotencial fazer tudo ao mesmo tempo. São muitos projetos, muitos interesses, então é necessário que você faça alguma escolhas. Se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo, vai acabar não fazendo nada, pois a carga de informação e ansiedade te deixará paralisado.

Uma maneira de lidar com isso é realizar dois ou três projetos ao mesmo tempo ou planejar para ficar um certo tempo fazendo algo e depois de um prazo estipulado passar para a próxima atividade. O importante é planejar e ter a calma e a consciência de que você vai conseguir fazer tudo que quer, mas não necessariamente hoje.

Pegue a lista que você criou de tudo que deseja fazer e divida esses projetos e interesses ao longo de anos, talvez 5 ou 10. Projetos mais fáceis e menos trabalhosos você pode deixar planejado para que sejam executados simultaneamente. Mas projetos que necessitam de mais dedicação, devem ter um tempo reservado só para eles.

A partir do momento que você perceber que pode realizar tudo o que quer e tiver um planejamento com datas para cada projeto, você sentirá menos ansiedade em relação ao futuro.

BÔNUS: CONHEÇA E CONVIVA COM PESSOAS QUE SÃO COMO VOCÊ

Esse é um conselho bônus! E eu estou trazendo para você uma forma de coloca-lo em prática!

Procure conviver com pessoas que pensam como você, entendem seus problemas e suas vitórias e que te mostram que não é impossível ter vidas diferentes das tradicionais e carreiras que não são fundadas em ser um expert. Assim, você se sentirá menos isolado, mais motivado a buscar o que realmente quer e não se conformará com uma vida que não faça sentido para você.

Para iniciar uma mudança de vida ou atingir um objetivo que pareça impossível, precisamos estar em contato com pessoas que pensam como nós, nos incentivam e nos mostram que isso é possível sim.

No Brasil, não se fala muito sobre multipotencialidade ou em como lidar com os dilemas que ela nos traz. Pensando nisso, criei um grupo no facebook que é dedicado exclusivamente a isso, a falar sobre multipotencialidade, seus pontos positivos e negativos. E também que conecta multipotenciais do Brasil inteiro. Te convido a participar desse grupo! Vamos nos unir e nos ajudar a vencer os obstáculos e realizar todo e cada projeto que desejamos como multipotenciais!

Entre para a comunidade de Multipotenciais do Brasil aqui.

***Essa é a primeira parte deste artigo. Para ler os outros 4 conselhos para lidar com sua multipotencialidade, clique aqui.

_________________________________________

Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

 

Fontes:
http://puttylike.com/now-what/
http://puttylike.com/3-things-i-didnt-have-time-to-say-in-my-ted-talk/
http://puttylike.com/what-if-i-lose-interest/
http://puttylike.com/why-you-shouldnt-finish-what-you-start/
Refuse to Choose! – Barbara Sher

Renata Lapetina

Renata é coach, escritora e internacionalista. Criadora do Programa O Que Quero Ser Quando Crescer, sua missão é inspirar pessoas a fazerem o que amam.

Leia também

2 Comments on “7 conselhos incríveis para lidar com sua multipotencialidade (Parte I)

  1. Esse post simplesmente tirou um peso enorme dos meus ombros, depois de anos entrando e saindo de cursos de faculdades (biomedicina, enfermagem, agronomia,administração,nutrição,biotecnologia,letras, engenharia eletrica,publicidade e propaganda,jornalismo) eu consegui ver que agora, tudo faz sentido, porquê eu sempre quero devorar determinado assunto, porque sempre tenho medo de dizer “vou faz tal coisa pro resto da vida”, porque a pergunta ” O que você quer ser quando crescer” foi e ainda é o meu bicho papão … Porque meus testes de aptidão eram estranhos … Eu não sou louca … Eu não tenho problema, eu só tenho multipotencialidade !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *