6 atitudes que você precisa cultivar para realizar sonhos

E se você pudesse realizar todos os seus sonhos?

Todo mundo tem sonhos. Seja conhecer aquele país que te fascina desde criança, mudar de carreira, virar nômade digital, ser artista, empreender. E às vezes parece tão difícil ou até mesmo impossível de ver esse sonho se tornar realidade. Mas, se você tem um sonho, como eu sei que tem, quero agora te contar um segredo. Eles não são tão impossíveis quanto às vezes podem parecer. A seguir, vou te explicar algumas técnicas e dicas que aprendi e venho usando na minha jornada para realizar meus sonhos.

 

1 – TRANSFORME SEUS SONHOS EM METAS:

Pra começar, o que você precisa saber é que “as metas são sonhos com prazo definido”. Ou seja, se você sonha em realizar, ter ou experimentar alguma coisa, é preciso que faça uma análise do que realmente quer e procure transformar este sonho em uma meta palpável. Essa meta deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e ter um prazo definido.

Por exemplo, digamos que você queira se tornar um nômade digital. Este é um sonho que pode ser transformado em uma meta. Primeiro, é preciso especificar o que é ser nômade digital para você. Poder trabalhar da Europa e da Ásia? Trabalhar viajando pelo Brasil? Ter um site na internet? Criar seu próprio e-commerce? Especifique a sua meta o máximo possível. Entenda, também, porque isso é importante para você e certifique-se de que está de acordo com seus valores e propósito.

Agora você precisa criar formas de medir a conquista da meta e quebrá-la em pequenas vitórias, que irão te mostrar que está no caminho certo. Se você quer ter um site bem sucedido, então que comece com uma meta de 300 visitas por mês, depois 1.000, depois 5.000 e assim por diante. Ou se você quer trabalhar de outra cidade, primeiro foque em se organizar para fazer isso de uma outra cidade do seu Estado, depois do Brasil e depois do seu lugar favorito no mundo.

Por fim, estabeleça uma data para atingir sua meta. Tenha prazos para as pequenas vitórias também. Nossos sonhos ou metas são grandes e podem parecer muito distantes, como criar seu próprio e-commerce, por exemplo. Então transforme o sonho em: comprar domínio, configurar a página, encontrar fornecedores, tirar fotos dos produtos, divulgar seu site. Tudo com datas definidas para acontecer. Assim, você pode comemorar quando conseguir atingir o que se propôs ou se reorganizar caso algo não saia como planejado. Em pequenos passos, grandes planos parecem mais fáceis e menos assustadores.

 

2 – FAÇA PLANOS DETALHADOS E PESQUISE MUITO:

realizar sonhos

Agora você já tem suas metas e prazos de quando elas devem ser finalizadas para que você atinja o seu objetivo final. Com isso em mãos, planeje seus passos e ações, defina como você pretende realizar cada um dos objetivos menores que compõem o seu sonho. Se precisa juntar dinheiro para sair do seu trabalho atual e empreender, analise seus gastos, faça planilhas, veja como pode economizar ou se consegue uma renda extra para juntar o dinheiro mais rápido.

Pesquise e vá atrás de histórias de pessoas que saíram do seu trabalho e fizeram exatamente o que você quer fazer, veja como fizeram, se inspire e inclua nos seus planos o que deu certo para eles. Desta forma, você aprende com a caminhada e os erros de quem já fez e teve sucesso e fica mais preparado para quando for colocar o seu plano em ação.

 

3 – DÊ O PRIMEIRO PASSO E ENTRE EM AÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL:

Este passo é muito importante porque muitas vezes planejamos, pesquisamos e refletimos muito, mas temos medo de começar, de enfrentar o novo e o desconhecido. Por isso, entre em ação o mais rápido possível. Podem ser pequenas ações, como ligar para um conhecido ou ler um livro, mas faça, inicie seu projeto. Uma ação leva a outra e o movimento é a coisa mais importante na vida para transformações e mudanças. Você já tomou a decisão de que quer realizar o seu sonho, então, tome coragem e vá em frente.

Quando estava trabalhando em um banco de investimentos, em um emprego que não me trazia satisfação, uma pergunta foi muito poderosa para que eu encontrasse a coragem necessária para entrar em ação. Ao ler o livro “Trabalhe 4 horas por semana”, do Tim Ferris, me deparei com a reflexão: Se eu sair desse trabalho que eu não gosto para tentar outras coisas, o que de pior pode acontecer? Qual o pior cenário de todos?

Como eu tinha dinheiro guardado para me sustentar por algum tempo, a resposta para essa pergunta era: o que de pior pode acontecer se eu me demitir é eu ter que buscar um novo emprego e voltar a trabalhar nessa área que não combina comigo. Ou seja, o pior para mim seria voltar para o exato ponto em que já me encontrava. Essa foi a certeza que me deu a confiança que precisava para sair de lá e iniciar as mudanças que eu sabia serem necessárias na minha vida. Então, quero deixar essa pergunta para você: Se você começar a agir e seguir o seu sonho, o que de pior pode acontecer se tudo der errado?  

Se você está gostando deste artigo e quer receber, gratuitamente, atualizações do blog e outros conteúdos, coloque o seu email abaixo:

4 – TENHA CONSISTÊNCIA E SEJA PERSISTENTE:

Essas duas atitudes são cruciais para quem está em busca de alcançar seus sonhos. Você já tem suas metas e seus planos, já deu o primeiro passo e entrou em ação, agora você precisa ser consistente. Você sabe o que precisa fazer, então não desista no primeiro obstáculo. Vai dar preguiça, vai chover, você vai ficar doente, uma série sensacional vai estrear no Netflix e seus amigos vão te chamar para aquela festa que você adora. Procure ignorar as distrações e não desanimar quando estiver desmotivado.

Tenha consciência que a realização do seu sonho é fruto das suas pequenas ações diárias, então, faça-as! Todos os dias, sem desculpas. Faça o que precisa ser feito para atingir o seu objetivo e releve as dificuldades.

E quando tudo parecer estar dando errado, persista. Continue agindo mesmo se parece que você não está avançando. Se fosse fácil, todo mundo faria, e um pequeno avanço na direção certa não deixa de ser um avanço. Você estará um passo, nem que seja pequeno, mais perto do seu sonho e isso é muito importante. Quando ficar difícil e você precisar continuar e persistir faça essas três coisas: mantenha o foco no seu objetivo final, comemore as pequenas vitórias, olhe para trás e veja o quanto você já avançou.

 

5 – EXERCITE SUA PACIÊNCIA:

Vivemos em um mundo onde tudo é muito veloz. Notícias, comunicação, informações, novidades tecnológicas, tudo é rápido, muda constantemente e assim estamos acostumados. Além disso, quando estamos buscando algo, a ansiedade pode ser nossa maior inimiga. Por isso, é preciso ter paciência para conquistar o seu sonho.

Nada acontecerá da noite para o dia, às vezes precisamos plantar as sementes por anos para conseguir colher os frutos que buscamos lá na frente. Os planos, também, podem não sair exatamente como o esperado (e normalmente é isso que acontece). E você precisará ter jogo de cintura para aceitar as coisas como são e buscar novos caminhos e soluções para os problemas que surgirão.

Assim, a paciência anda ao lado da persistência e da consistência na realização de sonhos. Se você não for paciente e persistir para chegar aonde quer, pode ser que acabe desistindo pouco antes de conseguir o que queria. E, mesmo que você já tenha tentado e desistido, não significa que você não vá conseguir se continuar tentando. Por isso, seja paciente e não desista!

 

6 – CULTIVE A MENTALIDADE CERTA:

como realizar sonhos

Para conseguir ter todas essas atitudes, uma coisa é muito importante: seu mindset, que é uma forma chique de se referir à maneira como você pensa.

Precisamos limpar da nossa mente as crenças de que não merecemos, de que as coisas são difíceis, dos nossos medos e limitações. Acredite em você, na sua capacidade, nos seus talentos, que você merece o que está buscando e que vai conseguir realizar o que quer.

Tenha em mente que o único responsável pela sua vida é você. Pessoas que realizam seus sonhos sabem disso, e vão atrás do que querem, não importa o que aconteça. Nada vai cair no seu colo, você precisa buscar o que quer porque ninguém vai te dar isso de mão beijada (tudo bem, com algumas pessoas acontece, mas é muito, muito raro). Então, tenha consciência disso, não culpe os outros por fracassar ou por estar estagnado, a culpa não é do seu chefe, dos seus pais ou da crise. A responsabilidade é sua. Aceite essa dura verdade e aproveite o fato de que, se você é o responsável final, você tem o poder nas suas mãos de fazer seus sonhos se tornarem realidade!

Se você está gostou deste artigo e quer receber, gratuitamente, atualizações do blog e outros conteúdos, coloque o seu email abaixo:

Renata Lapetina

Autora:

Renata é coach, escritora e internacionalista. Criadora do Programa O Que Quero Ser Quando Crescer, sua missão é inspirar pessoas a fazerem o que amam. Quer saber mais? Leia aqui!

2 Comments on “6 atitudes que você precisa cultivar para realizar sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *